Fotógrafos Brasileiros - O Diretório da Fotografia Brasileira Contemporânea

Ale Ruaro | Fotógrafo

São Paulo, SP
Tela do site "Ale Ruaro"

Ale Ruaro

Seres humanos são curiosos em suas fortalezas e em suas fragilidades. Poucos fotógrafos conseguem captar essas ambiguidades tão bem como Ale Ruaro. Seja nos retratos em que capta flagrantes de pessoas, célebres ou anônimas, seja em séries em que a sexualidade e a sensualidade têm um papel preponderante, seu tema são as pessoas.

E isso significa entrar num campo minado de sutilezas, porque as leituras que ele compõe de seus retratados trazem interpretações visuais poderosas, nas quais os recursos técnicos da luz, do claro/escuro e da composição assumem aspectos fundamentais.

Os retratados tornam-se objetos plásticos, mas isso não lhes tira humanidade. Analogamente, quando os retratados tiram a roupa isso não lhes traz necessariamente sensualidade. O nível de nu que o fotógrafo coloca, com ou sem trajes, é o da alma. As imagens trazem uma verdade existencial que inibe, pois é intensa.

Mostrar essa humanidade, simples e complexa, demanda uma interação entre quem fotografa, quem é fotografado e quem vê. O desafio não é meramente retórico ou técnico. É existencial. E isso exige dos três integrantes do processo uma humildade perante si mesmo, o outro e o mundo. Despir-se para revelar-se é um desafio. E estar com ou sem roupa nesse processo faz pouca diferença.

Oscar D'Ambrosio é mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura.

Website

Ale Ruaro, Fotógrafo

Especialidades

Perfil

  • Profissional
  • Estúdio Próprio
  • Leciona Fotografia

Enviar mensagem para Ale Ruaro

Obs.: Não envie links em sua mensagem